jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2019

Xiaomi BRZ Brasil: Site Brasileiro foi Alvo de Fake News!

Ao pesquisar no Google por ''Xiaomi" ou distribuidor Xiaomi Brasil, encontramos as notícias (Xiaomi BRZ é confiável)?

Recentemente, uma onda de notícias sobre várias empresas de comércio digital estão sendo compartilhadas na Internet, e a mais citada nas pesquisas do Google foi “Xiaomi Brz” ou site: Xiaomibrz.com.br que pertence à empresa Xiaomi Brasil Comercio de Eletronicos Eireli

Entenda porque a empresa Xiaomi Brasil Comercio de Eletronicos Eireli foi vítima de fake news… O real motivo de toda essa onda de notícias que diz que o site xiomibrz.com.br é falso e a empresa que o administra é uma fraude, começou no Facebook, depois no YouTube e por fim, no Google!

Essas notícias têm sido propaganda na Internet por indivíduos anônimos que utilizam perfies falsos e que se auto-denominam, os defensores da compra segura… Será, essa notícia uma verdade absoluta ou tudo isso não passa de mais uma fake news!

Em 10/04/2019, a advogada da empresa Xiaomi Brasil Comercio de Eletronicos Eireli, Juliana Delatorre Bellini entrou com Pedidos de remoção legal na Google, solicitando a exclusão de todas as noticias falsas dos resultados de pesquisas orgânicos no Brasil.
No entanto, a Google, apesar de ser um canal difusor das fake news, se recusou a remover o conteúdo dos resultados de pesquisa do Brasil. Recomendou que resolvesse qualquer diferença diretamente com o proprietário do Website em causa.
Após essa solicitação, a Google bloqueou o acesso ao formulário de remoção de conteúdo para região do Brasil, já que o país não faz parte e nem pertence a união europeia. Portanto, não se aplica a Lei de Privacidade de Dados da UE (RGPD) ao Brasil.
O formulário de pedido de remoção de informações pessoais que antes era livre para qualquer pessoa visualizar no Brasil, agora só usuários logados poderão ter acesso ao mesmo.
Confira mais sobre a Lei de Privacidade de Dados da UE (RGPD) nos links: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/data-protection-online-privacy/index_pt.htm
https://ec.europa.eu/commission/priorities/justice-and-fundamental-rights/data-protection/2018-reform-eu-data-protection-rules_pt
Diante disso, a advogada Juliana Delatorre Bellini entrou com dois processos judicial, o primeiro contra Facebook Serviços Online do Brasil Ltda por ser o difusor da postagem e o segundo processo contra o suposto autor.
Andamento do Processo n. 1028642-93.2019.8.26.0100 - Procedimento Comum Cível - 09/04/2019 do TJSP
Andamento do Processo n. 1029847-60.2019.8.26.0100 - Procedimento Comum Cível - 09/04/2019 do TJSP

No Brasil, não existem leis específicas contra fake news, porém, quem cria ou espalha mentira pode ser responsabilizado legalmente. O autor ou difusor de notícia mentirosa pode ser condenado a pagar indenização por danos morais…

Dito isto, vamos dar continuidade a notícia sobre Xiaomi brz e analisar a fonte de cada publicação... Vale lembrar que este artigo é um Reblog da fonte: https://efakenewsbrasil.wordpress.com/2019/04/10/comprar-no-site-xiaomi-brzeconfiavel/

Portanto, nunca pratique fake news ou compartilhe conteúdo, onde a fonte é falsa ou duvidosa.

Uma onda de notícias sobre "Xiaomi" Brz no Google, no YouTube, Facebook e outros sites tem repercutido na Internet.

A principal notícia é sempre a mesma : "Xiaomi Brz é confiável"?

Ao pesquisa por xiomi Brasil encontramos essas notícias logo na primeira página do Google desmotivando o público consumidor a não comprar celulares no site Xiaomi Brz!

No entanto, ao analisar a fonte das notícias, é possível perceber que tudo isso não passa de uma estratégia da concorrência que utiliza de técnicas obscuras de seo para difamar não só o site Xiaomi Brz, mas também outros concorrentes em potenciais do mesmo segmento.

Confira o vídeo do canal compra segura no Youtube…

foto_no_exif

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=X8Q7FUgZcAQ

Logo no inicio do vídeo, o suposto investigador do canal COMPRA SEGURA, que diz ter denunciado mais de 100 sites falsos...

foto_no_exif 1

…Apresenta a loja do concorrente, no caso, a Gearbest que patrocina o canal, só então, depois de fazer a publicidade e pedir para os usuários clicarem no link, é que dar início as notícias dizendo que está ali mais uma vez para denunciar mais um site falso, no caso, Xiaomi BRZ.

… Afirmando que ligou para empresa, e que não existe nenhuma loja com esse nome no endereço.

De igual modo, no Facebook, a página divulgandoaslojasfalsasnainternet fez uma postagem com conteúdo semelhante ao do vídeo publicado no Youtube pelo canal Compra Segura…

foto_no_exif 3

A Página Divulgando os sites falsos do Brasil afirma que o site é falso baseado nas informações desta seguinte postagem:

foto_no_exif 2

Fonte: https://www.facebook.com/divulgandoaslojasfalsasnainternet/posts/osite-xiaomi-brz-%C3%A9-confi%C3%A1vel-este-site-n%C3%A3o-muito-confi%C3%A1vel-n%C3%A3on%C3%A3o-%C3%A9-mas-ele-j%C3%A1/2107082312886052/

Atualização: 16/04/2019 sobre a página Divulgando os sites falsos do Brasil ...

O administrador da página Divulgando os sites falsos do Brasil, após receber notificação de que seria processado por calunia no judicial e criminal, e que dois processos já estava em andamento: https://m2as.jusbrasil.com.br/noticias/697193644/xiaomi-brzeconfiavel-site-brasileiroealvo-de-fa... removeu a publicação do Facebook, agora conforme foto, esta fora do ar, mas continua difamando outras empresas, só que no modo privado.

Se você não conseguiu ler o conteúdo das fake news publicado na página Divulgando os sites falsos do Brasil, ainda terá a oportunidade de ver na integra.

Por questões técnicas e de segurança, o Google sempre salva o cache das paginas na internet e com Facebook não seria diferente já que o post era público. Veja o conteúdo em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NxkGifQ-MCoJ:https://www.facebook.com/divulgandoaslojasfalsasnainternet/posts/osite-xiaomi-brz-%25C3%25A9-confi%25C3%25A1vel-este-site-n%25C3%25A3o-muito-confi%25C3%25A1vel-n%25C3%25A3on%25C3%25A3o-%25C3%25A9-mas-ele-j%25C3%25A1/2107082312886052/+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Continuando... Segundo a Página Divulgando os sites falsos do Brasil no Facebook, não só a Xiaomi BRZ, mas muitas outras empresas são falsas! Confira a foto:

foto_no_exif 4

Fonte do print: https://www.facebook.com/divulgando.os.sites.falsos1/photos/a.1700858013564064/2238868249763035/?type=3&theater

De acordo com a página Divulgando os sites falsos do Brasil, quase todos os sites da internet são fraudes, veja mais alguns da lista:

  • PagSeguro Uol
  • Mercado Pago
  • PayPal

foto_no_exif 5

Fonte: https://www.facebook.com/divulgandoaslojasfalsasnainternet/photos/p.2088936694700614/2088936694700614/?type=1&theater

A Página Divulgando os sites falsos do Brasil, utiliza-se de dados pessoais, público e privados das empresas, mesmo sem consentimento de seus donos.

Assim, como o Canal Compra Segura e a Página Divulgando os sites falsos do Brasil, outros sites que participam da mesma estratégia para desbancar os concorrentes no Google, estão publicando diversos artigos sobre a Xiaomi Brz, Mi Store Brasil e outras lojas de vendas de celulares online.

O conteúdo e a forma de abordagem do autor das publicações recentes são parecidos em ambos sites, fórum, mídias sócias e blogs, seguem as mesmas táticas de difamação.

Há outros sites que tiram proveito das fakes news para criar artigos de semelhantes para atrair visitas.

  1. https://www.zoom.com.br/celular/deumzoom/xiaomi-brzeconfiavel-reclamacoes-compra-internet
  2. https://confiavel.net.br/xiaomi-brz/
  3. forum.techtudo.com.br/.../comprar-celular-na-xiaomi-brzemistoreeconfiavel

  4. https://www.tudocelular.com/.../detetive-tudocelular-loja-xiaomi-brasil-permissao.html

Voltando ao canal Compra Segura no YouTube... O suposto investidor do canal esqueceu também de investigar o concorrente, ou seja, não falou para o público que a loja que ele esta recomendando no vídeo, no caso, https://www.gearbest.com/ não tem endereço fixo no Brasil, não tem CNPJ ou telefone e nem tão pouco gera empregos e paga impostos.

Fazendo uma pequena pesquisa no Google...

O site concorrente não é brasileiro, foi registrado no nome de outra empresa, Alibaba Cloud Computing (Beijing) Co., Ltd. E não tem telefone fixo no Brasil e nem registro válido de CNP, ou seja, nada mais é que uma exportadora de produtos, que supostamente funciona em Hong Kong.

Porém, ao pesquisar o endereço RM C 13 / F HARVARD COM BLDG 105-111 THOMSON RD WAN CHAI (HK) no Google...

foto_no_exif 6

Outro tipo de negócio aparece para essa localização, no caso, a Harvard Commercial Building...

foto_no_exif

foto_no_exif 1

Fonte: Google Maps

Contudo, mesmo ainda pesquisando pelo nome da exportadora, outro site que não tem muito haver com concorrente é mostrado no Google.

foto_no_exif 2

Então, se você é brasileiro, e pretende comprar na Gearbest, uma loja virtual chinesa, pesquise antes de tudo, afinal, a internet é para todos e não só para os chineses que querem exclusividade com produtos xiaomi no Brasil.

Depois de muita pesquisa, a verdade sobre a Gearbest foi encontrada! A mesma nada mais é que uma empresa de transporte, confira mais informações no link: http://www.primeoffice.com.hk/hong-kong-office/7953/harvard-commercial-building

Gearbest é uma loja virtual chinesa, que vende produtos e aparelhos celulares para o mundo todo.

GEARBEST (HONGKONG) LIMITED

Endereço: RM C 13 / F HARVARD COM BLDG 105-111 THOMSON RD WAN CHAI (HK)

Número de registo: 2615754.

Veja algumas das reclamações da Gearbest no site Reclame Aqui...

foto_no_exif 4

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/gearbest/

Agora, analisando a Xiaomi brz do site www.xiaomibrz.com.br ...

foto_no_exif 5

Xiaomi BRZ tem um site e-commerce devidamente registrado no registro.br, portanto é um site brasileiro e não chines, então, já é um um fator positivo já que a mesma estar sujeito as leis do Brasil.

Veja a reputação no Reclame aqui...

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/xiaomi-brz/

No Reclame aqui, existem várias reclamações em aberto, isso é um fato inegável. Mas esclarecendo ao consumidor que comprou ou ainda está indeciso sobre comprar celular no site Xiaomi Brz, que desde 01/04/2018 até 31/03/2019, de 60 reclamações feitas, 60 foram respondidas, 0 não respondidas e 20 foram Avaliadas.

Em termos estatísticos do Reclame Aqui, cerca de 100% das reclamações foram respondidas, 45,0% dos reclamantes voltaria a fazer negócio, 80,0% de índice de solução e a nota do consumidor foi de 4,85 para Xiaomi BRZ.

Portanto, somente a partir do mês 04 deste ano, foi que houve um aumento significativo das reclamações no site Reclame aqui. Entretanto, essas reclamações são geradas pelo impacto causado pelas constantes fakes news, que diz que comprar no site Xiaomi Brz não é confiável... Sobretudo, essas notícias têm gerado uma grande desconfiança no consumidor!

Atendimento ao cliente

Xiaomi BRZ disponibiliza canais de atendimento ao cliente, são eles:

  1. Telefone fixo: (11) 3777-3458
  2. E-mail para contato; contato@xiaomibrz.com.br.
  3. Endereço fixo; Avenida Paulista, 171 - 4º andar, Bela Vista, São Paulo - SP.
  4. CNPJ; CNPJ: 29.366.628/0001-97.

A Xiaomi BRZ atua no Brasil, gerando oportunidades de trabalho, pagando impostos e contribuindo para o crescimento do país. Diante disso, faça sua escolha baseado nas informações certas e não em fakes news!

Maiores informações

Site: https://www.xiaomibrz.com.br/

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O problema e que a empresa em questão"Xiaomi brz"não faz o mínimo para ter mais credibilidade diante de seus clientes,ao contrário !
Tenho uma compra de dois celulares feita no site no dia 08/04 e prometida para ser entregue até dia 17/04 e hoje dia 20/04 nem satisfação me dão,não respondem e-mail nem watts app,assim tudo me leva a crer que e uma fraude !!! continuar lendo

Infelizmente efetuei a compra de 2 celulares no dia 13 paguei por sedex para ter entrega mais rápida , a promessa era que a entrega teria o prazo de 3 dias úteis , entretanto até o presente momento não recebi os celulares , tentei contato no SAC da empresa e não consegui contato.
Recebi um e-mail pedindo desculpas pelo atraso e "em breve" meu produto será enviado!
"EM BREVE" ? Paguei pelo SEDEX para ter entrega agilizada e agora nem um prazo para envio eles dão.
Não recomendo o site!
Espero que seja mesmo só FAKENEWS tudo que vi relacionado a empresa , tô até vendo a trabalheira que terei para reaver os valores pagos! continuar lendo